Água Cinza

Com um pouquinho de paciência e tempo de sobra no fim de semana sem filhos (um em lua-de-mel e outra fazendo uma especialização em "gatologia"), resolvi testar a reutilização de água para as minhas pobres plantas que sofreram uma das piores secas de Brasília.
O resultado foi assustador! Vejam só:
Eu tinha uma saladinha pra fazer e só um pouquinho de louça pra lavar. Coisa de 5 minutinhos.
Saladinha básica e a bacia dentro da cuba
Coloquei uma bacia na pia pra aparar a água que seria usada nla lavagem das verduras. No chão, coloquei um balde. Quando a baxia enchia, eu despejava no balde (coisa de quem não tem o que fazer mesmo, né?)

Procurei abrir bem pouquinho da torneira, coisa que ninguém faz pra poder ir mais rápido.

Um pouquinho só de louça, e o balde no chão para receber a água aparada na bacia.
Fui bastante econômica na água, e o resultado é que salvei 3 grandes baldes de água, com pouquíssimos resíduos, porque a louça não estava tão engordurada.

A primeira foto mostra o "esquema".

E foram 3 baldes bem cheios mesmo que joguei nas minhas plantas. Uau! Como a gente desperdiça água!!!

Se fosse uma cozinha daquelas mesmo, cheia de coisa pra lavar, e abrindo a torneira normalmente, eu teria descarregado uma caixa dágua inteira.

Dá pra ver que a água não saía muito suja e com pouquíssima gordura. As plantinhas agradeceram!
 

Empregadas domésticas não tem dó da gastança de água. O serviço delas tem que ser rápido, portanto... bem, não vou discutir isso porque o problema é bem polêmico mesmo.

O resumo da história é que ainda vai demorar muito tempo para mudarmos o jeito de construir. Enquanto que na cozinha e na área de serviço a água vai embora, no meu jardim as plantas jazem com a seca.

A água da máquina de lavar roupa também sai quase purinha daquela última enxaguada, mas ninguém tem paciência de ficar ali do lado tomando conta da máquina pra tirar o tubo da parede, na hora do enxague, para salvar a água e aproveitar pra lavar o chão da área de serviço ou reusar a água na lavagem dos tapetes, ou mesmo aguar uma plantinha que não se ofende com um tiquinho de amaciante.
Não foi tão difícil assim. Eu estava fazendo qualquer sacrifício pra poder jogar uma água nos canteiros sofridos.
O certo é que a Brastemp, a Enxuta, a LG ou todas as fabricantes de máquinas de lavar roupas já tinham que ter providenciado um jeito de fazer duas saídas de água da máquina: uma descartando a água suja da primeira lavagem, e outra pra escoar e reaproveitar a água dos enxagues, tudo automaticamente.

Quem não tivesse dois canos de saída para esgoto da lavagem de roupas, podia aproveitar a água jogando dentro do tanque. Nada difícil!

Quantos litros de água são descartados após um enxague? Acho que ali na máquina deve ir uns 50 litros, né? Mais ou menos por aí...

Ah não estou sendo justa com a minha irmã Ni, porque ela sim, fica ao lado da máquina de lavar. Começa lavando as roupas brancas. A sobra de água ela usa pra lavar os jeans. A sobra dos jeans ela lava a área de serviço. Muito dez essa atitude dela!

Abraços e bom uso das águas cinzas!!!









Comentários

Anônimo disse…
AMEI!!! Muito bom mesmo!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Conversão de escalas - escalímetro

Cyca Revoluta doente

Sobre transplantes de palmeiras